Vou trocar o meu celular: Dicas de como escolher



O smartphone é hoje um dos aparelhos eletrônicos mais importantes e essenciais na nossa rotina. Simplesmente não dá para ficar sem um. Trata-se de um bem durável e que pode ter sua vida prolongada se você cuidar bem dele.

Entretanto, com o acréscimo de novas funcionalidades e tecnologias é praticamente irresistível ficar com o mesmo aparelho por muito tempo. Há quem acabe enjoando por se acostumar com um celular e querer trocar por um novo.

Se você também está com vontade de trocar o seu smartphone por um aparelho novo, mais moderno e com mais recursos deve ficar atento a uma série de detalhes para fazer a escolha certa, uma vez que existem diferentes modelos com recursos e tecnologias próprias disponíveis no mercado.

E essa facilidade pode acabar te deixando mais confuso na hora de escolher, mas se você seguir as dicas que separei neste post tudo ficará bem mais simples e fácil. Confira!

Prefira um aparelho zerado

Como o mercado dos celulares é bastante rentável você encontra desde pequenas lojas de consertos até portais na internet de classificados em que pode comprar um smartphone novo ou seminovo e até mesmo usado com maior facilidade.

Na hora de escolher onde irá comprar o seu aparelho é mais adequado preferir por lojas e sites especializados que comercializam o produto fechado na caixa. Além disso, você contará com uma garantia do fabricante que te deixará mais seguro, caso o aparelho venha a apresentar algum problema.

É lógico que ao comprar um aparelho novo você vai ter que desembolsar um valor maior, pois estará adquirindo um produto diretamente da fábrica, o que é mais vantajoso e que lhe garante uma maior durabilidade.

Por outro lado, quando você compra um aparelho usado nas mãos de terceiros torna-se vulnerável a problemas que podem ser escondidos pelo vendedor mal intencionado, embora o valor de mercado acabe se tornando bem mais abaixo. Mas mesmo assim, se você preferir comprar um aparelho usado tome bastante cuidado para não adquirir um celular falsificado.

Liste as suas necessidades

Esse é um dos pontos cruciais e determinantes na hora da pesquisa e compra de um novo smartphone. É importante que você - na hora que pensar em comprar um novo aparelho - pare e pense no que deseja encontrar nele e que possa ser o diferencial em relação ao celular que você já possui.

Se, por exemplo, você quer um aparelho com maior capacidade de armazenamento então deverá focar neste ponto; mas se você deseja que o smartphone tenha a melhor câmera para fotografias o seu foco deverá ser exatamente este.

Em outras palavras, você deve observar exatamente quais são as funcionalidades e recursos que você deseja ter em mãos para não ficar perdido diante das várias possibilidades de aparelhos presentes no mercado. Assim você aumenta as suas chances de conseguir o melhor smartphone do momento e evitar possíveis arrependimentos.

Sistema Operacional de smartphones: Android x iOS

Outro detalhe importantíssimo que você também deve considerar na hora de pensar no seu celular novo é o tipo de sistema operacional presente nele. Os principais sistemas disponíveis são Android e iOS.

Este último está presente nos aparelhos iPhones da Apple. Em ambos os sistemas operacionais existem vantagens e desvantagens. Cabe a você considerar entre outros fatores aquele ao qual se sente mais habituado e que lhe atende melhor.

Como se sabe, os aparelhos com sistema Android são mais simples de serem mexidos e customizados, e por isso acabam sendo vendidos por um preço menor em relação aos telefones com iOS que saem muitas das vezes bem mais caro, mas que recebem atualizações simultâneas e oferecem uma segurança maior. A decisão cabe a você!

Pense no seu bolso

Se você sempre acompanha o blog certamente está habituado e sabe que os aparelhos celulares são encontrados em diferentes categorias, sendo que as principais são: econômicos (também conhecidos como budget), celulares intermediários e os top de linha.

Cada uma dessas categorias possuem preços diferentes. Os econômicos são os mais baratos, enquanto os top de linha são os mais caros, pois esses últimos são os modelos principais dos seus respectivos fabricantes.

Para se ter uma ideia, os celulares econômicos são geralmente aqueles de linha secundária ou terciária criado pelos fabricantes. Já os modelos intermediários apresentam uma configuração melhor e mais robusta se comparados com os primeiros e, por isso mesmo, se assemelham aos telefones mais tops.

E os modelos de primeira linha apresentam também a mesma robustez e ainda acrescentam algumas funcionalidades, um tamanho diferente de tela, o melhor hardware e todas as novidades tecnológicas.

Então considere esses detalhes e diferenças na hora de escolher o seu novo aparelho.

Leia reviews e comentários de usuários

Se tem uma coisa que facilita muito na hora de pesquisar e principalmente ao escolher um determinado produto é procurar na internet os chamados artigos de reviews, que nada mais são do que a análise detalhada sobre o objeto em questão, e ainda os comentários dos produtos que são feitos espontaneamente por quem já comprou.

Ambos são excelentes e esclarecedores para quem se dispõe a fazer uma compra. Por isso não custa nada dedicar algumas horas no seu tempo de folga para fazer essas leituras e assim economizar o seu tempo na hora de fazer a escolha do novo celular.

Considere o processador do smartphone

Como hoje em dia as pessoas utilizam mais o smartphone como computador do que como um telefone é importante observar as características do processador do aparelho, que nada mais é do que o seu cérebro.

Na hora de pesquisar o seu novo celular considere preferencialmente os modelos que possuem na descrição do produto um processador quad-core que - ao ser traduzido do inglês é o mesmo que “4 núcleos” -, ou então octa-core (8 núcleos). Mas evite aqueles dual core (2 núcleos), pois esses são bem mais lentos.

Então está preparado para ter um novo celular? Aqui na SOS Celular você encontra o modelo que precisa.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo