Como proteger seu celular (smartphone): Dicas simples e eficazes!

Atualizado: 22 de Out de 2019

É fato que hoje ninguém - por mais que queira - consiga ficar sem o celular ao lado. Isso porque o aparelho ganhou uma complexidade que talvez a maioria das pessoas nem imaginasse, mas que é facilmente observado nos aparelhos mais modernos.

Foi-se o tempo que o celular era somente um telefone portátil ou, como se diz em Portugal, um telemóvel, que era utilizado para fazer ligações e mandar pequenas mensagens de texto (SMS e/ou torpedos).

Após a criação do smartphone, o celular ganhou novas funcionalidades e acabou facilitando a vida das pessoas devido à presença de inúmeros aplicativos que são direcionados para finalidades específicas.

Por isso é muito importante que você tenha cuidado sobre os aparelhos que utiliza para que eles possam ter sua vida útil estendida. E quem já é antenado no assunto provavelmente já deve ter cansado de encontrar na internet artigos que falam sobre os cuidados e proteção do celular com o uso de aplicativos e proteção de dados dos aparelhos.

É claro que essa parte é de fundamental importância, mas não vou restringir o post a esses detalhes. Neste artigo quero te apresentar, através de dicas, a proteção que você deve fornecer ao seu aparelho independente do modelo e marca.

Esses cuidados se estendem desde a pequenas proteções com a tela e frontal até dicas de limpeza para que possa preservar a sua saúde. Me acompanhe.

Películas de celular

As películas para smartphones oferecem uma proteção real ao seu aparelho. Hoje é possível encontrá-las em materiais diversos, inclusive confeccionadas em vidro.

As películas em vidro são consideradas melhores e oferecem maior proteção contra possíveis quedas que podem ocasionar na quebra da tela do seu celular. Como se sabe, ao colocar uma película no celular ela se acopla de tal forma no aparelho que se houver algum tipo de choque ou mesmo alguma queda elas podem até quebrar, mas o aparelho ficará intacto.

Já quem possui modelos de smartphones com bordas arredondadas pode recorrer as películas de silicone ou polietileno. Uma das principais diferenças é que os modelos em vidro são os que mais apresentam resistência seguidos das películas de silicone que são menos resistentes, mas que cumprem muito bem a sua função que é evitar arranhões na tela.

Se você quiser pode também recorrer a película 5D que cobre 100% a tela do aparelho. Diferente de outros modelos de película essa é feita de um material mais flexível e durável, com isso você preserva o seu aparelho de problemas, possíveis quedas e até mesmo arranhões.

Além disso, a película possui uma alta durabilidade. Por isso vale a pena investir nessa novidade do mercado!

Capas de celular

As famosas capinhas de celular são itens praticamente obrigatórios para quem deseja proteger o seu aparelho contra arranhões e possíveis quedas. É claro que existem os modelos mais simples e vários outros personalizados que oferecem proteção e apresentam um pouco mais sobre o perfil do proprietário.

Dentre várias opções presentes no mercado os modelos que se assemelham a carteiras são um dos mais requisitados, pois oferece maior proteção tanto na parte frontal quanto na traseira do aparelho.

Limpe o seu celular

Assim como as famosas bolsas femininas, os smartphones também são excelentes acumuladores de sujeira que se expandem em forma de bactérias e fungos invisíveis – que podem chegar, sem exagero, a mais de 20 mil - a olho nu. Dessa forma, é imprescindível que se realize uma boa limpeza para evitar esses problemas que podem comprometer a sua saúde.

Você pode utilizar desde um pano macio como, por exemplo, uma flanela de microfibra como aqueles kits “Limpa Telas”, que são facilmente encontrados em supermercados para remover toda a sujeira presente e sem correr o risco de arranhar o aparelho.

Deixe o aparelho sozinho no bolso ou na bolsa

Se você vai sair e precisa levar o seu smartphone em uma bolsa, mochila ou mesmo no bolso verifique se não existe mais nenhum outro objeto, inclusive chaves e produtos que possam cair sobre ele.

Além de sofrer com possíveis arranhões, se deixar o aparelho junto a produtos líquidos ou mesmo cremes como, por exemplo, cosméticos e perfumes acabará colocando o seu smartphone em risco já que poderá ser lambuzado por eles, o que acabará desencadeando problemas e consequentes defeitos devido a ação química presente na composição. Por isso prevenir é sempre a melhor solução!

Cuidado com a maresia e cloro das piscinas

As vezes devido a animação natural de ir para a praia ou pegar uma piscina faz com que se esqueça de proteger o celular da mesma forma que se protege a pele contra a ação perigosa dos raios solares.

É muito bom ir à praia para curtir e relaxar, mas infelizmente existe um problema: a maresia. E quem conhece um pouquinho ao seu respeito sabe o quanto ela é prejudicial para equipamentos eletrônicos, já que agiliza o processo erosivo. E claro que você não quer sofrer este prejuízo, certo?

Então, para proteger o seu smartphone da perigosa ação da maresia ou do cloro que é aplicado na água da piscina é só colocar o seu aparelho dentro daquelas capas estilo meia.

Cuidado com a temperatura!

Esta é uma dica que facilmente é esquecida, ou melhor, lembrada quando já é tarde! Existem situações em que o ambiente pode sofrer com diferenças de temperaturas drásticas, ora muito quente, ora muito frio.

Por isso é importante ficar atento e não deixar o seu celular em contato direto com essas temperaturas, pois isso acaba prejudicando a vida útil da bateria. As temperaturas ideais para o celular são aquelas que compreendem a faixa de 15 °C até 30 °C.

Bom, essas foram algumas dicas simples e eficazes que vão te ajudar a proteger o seu celular em diversas situações, o que lhe garantirá um aparelho com maior durabilidade. Agora se deseja ficar por dentro de outras dicas exclusivas é só se cadastrar no blog para ficar atualizado. E só para lembrar o cadastro é totalmente gratuito.




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo