Como fazer backup de um celular velho para o novo (Android e iOS)


Quando você resolve trocar o seu celular por um mais moderno é bastante provável que deseja acessar facilmente determinados arquivos, contatos, ferramentas e até mesmo aplicativos que já utiliza no modelo mais antigo.

Entretanto, esse tipo de migração exige um esforço manual e isso pode ser uma dor de cabeça para muitas pessoas que nestas horas, pois desejam fazer uso de um processo realizado de forma automática que lhes exige somente algum clique para autorizar o equipamento a realizar todos os procedimentos. Porém esse processo precisa de um pouco de paciência e algum conhecimento em informática, apesar de ser um processo simples. A SOS Celular, pode te ajudar nesse processo, é só levar em uma de nossas lojas que um de nossos atendentes irão te ajudar.

Mas muitas pessoas não sabem que está disponível um aplicativo que foi desenvolvido por um grupo chamado Clockworkmod que possui experiência e conhecimento na área de roms personalizadas e que disponibilizou um app chamado Helium exatamente para realizar esse tipo de tarefa.

É claro que eu não vou ficar falando somente do sistema Android, uma vez que você pode estar precisando de informações relacionadas ao iOS. Por isso resolvi criar este artigo para abordar esses dois principais sistemas operacionais e assim ajudar o maior número de pessoas. Gostou da proposta? Então venha comigo e se liga nas dicas da SOS Celular.

Recorrendo a ajuda do Helium

Se você já utilizou o sistema Android poderá baixar o aplicativo do Helium no Play Store e instalar nos dois aparelhos, ou seja, no modelo velho e no celular novo e mais no software do computador. Mas você vai precisar conectar os aparelhos e assim fazer o procedimento de realização de backup e importação de dados.

Para facilitar você pode disponibilizamos o local onde pode baixar o aplicativo basta clicar neste link para ser redirecionado ao Google Play e fazer o download do Helium.

Depois quando for utilizá-lo para fazer a transferência de dados entre os aparelhos não se esqueça de ativar as funções “Depuração USB” e “Conexão USB como uma câmera PTP”, pois o aplicativo vai fazer essa solicitação para realizar o procedimento.

Sem a ajuda do Helium

Agora se você quer fazer de uma forma diferente no modelo Android poderá realizar um procedimento mais tradicional que consiste em fazer o seguinte:

· Acesse as configurações do seu aparelho antigo

· Clique em “Importar/Exportar contatos”

· Em seguida, salve em uma conta do “Google” que você criou o e-mail.

· Depois você deve realizar esse mesmo procedimento com outros locais de armazenamento como, por exemplo, o cartão SIM para se certificar de que não deixou nenhum dado importante para trás.

· Para transferir as imagens e vídeos, o mais indicado é ativar e fazer o backup do celular antigo salvando as imagens na nuvem, você poderá fazer isso dentro do e-mail que você criou. Se você tem uma conta Gmail, poderá salvar no Google Drive, que além de ter suas fotos salvas na nuvem, poderá acessa-las de qualquer lugar que tenha acesso a internet e baixar as que achar conveniente.


Transferindo arquivos de iOS para iOS

Quando você apenas está utilizando um aparelho do mesmo sistema operacional mais moderno fica bem mais fácil realizar o backup do antigo. Para isso você deve fazer o seguinte:

· Baixe iTunes e após baixado, abra o aplicativo

· Faça o backup

· Conecte o celular antigo diretamente ao computador

· Aguarde o iTunes abrir

· Observe se todos os dados estão armazenados de forma correta

· De qualquer forma é recomendável fazer uma nova sincronização

· Feito isso, desconecte o iPhone antigo

· Conecte o novo modelo

· Clique na opção “Restaurar o backup de outro dispositivo”

· Aguarde a finalização da sincronização

· Confira os dados

· Pronto, agora é só utilizar o novo aparelho.

Transferindo arquivos de Android para Android

Se você utiliza o sistema Android e procura por novas alternativas de realizar o backup facilmente poderá realizar um procedimento semelhante ao que apresentei anteriormente para o sistema iOS. Neste caso é só fazer o seguinte:

· Conecte o seu celular Android antigo no computador

· Agora acesse o Google Play

· Faça a sincronização

· Conecte o celular novo

· Solicite a transferência dos arquivos pelo sistema.

Agora se quiser poderá também recorrer a um outro aplicativo, o CLONEit que vai pedir para que você conecte os dois celulares para que ele faça todo trabalho no seu lugar.

Transferindo arquivos do Android para o iOS

Se você decidiu mudar o sistema operacional, ou seja, sair do celular velho Android para um iPhone novinho (iOS) poderá fazer o procedimento manualmente, mas adianto: é um pouco mais trabalhoso.

Transferindo e-mail, os contatos e calendários

É bem simples. O software utilizado no iPhone também funciona como um provedor de e-mail semelhante ao Google, Yahoo e Microsoft Exchange. Para isso, é só adicionar uma conta de e-mail no seu dispositivo através da aba “Ajustes” e depois senhas e contas.

Transferindo os vídeos e fotos

Nesse caso você vai precisar do auxílio de um computador. O procedimento é simples:

· Conecte o celular Android no computador e procure pelos vídeos e fotos armazenados (geralmente encontrados na pasta DCIM, é só abrir e clicar em “Câmera”)

· Selecione as fotos e vídeos que queira mover e os arraste para uma pasta no computador

· Agora desconecte o celular Android e conecte o iPhone ao computador.

Transferindo músicas

É só passá-las para o computador e realizar o procedimento semelhante ao anterior. Mas se você utiliza algum aplicativo de transmissão de música é só acessar o Apple Store, realizar o download do aplicativo desejado e iniciar a sessão normalmente com a sua senha.

Transferindo PDFs e livros

Você pode acessar o App Store e fazer o download do aplicativo de livros que utiliza no celular Android e iniciar a sessão normalmente com login ou fazer o procedimento semelhante ao de fotos e vídeos, lembrando que os documentos desejados geralmente ficam armazenados na pasta de mesmo nome “Documentos”.

Agora se você utiliza o Mac deverá instalar o Android File Transfer para realizar facilmente todas essas tarefas. E mais: se preferir uma forma mais fácil de fazer todo esse serviço é só utilizar o aplicativo Migrar para iOS para que a transferência seja feita de forma automática.

Transferindo arquivos de iOS para Android

Agora se utiliza um iPhone e quer passar os seus arquivos para um smartphone novo Android deverá fazer o seguinte:

Transferindo músicas

· Abra o iTunes no PC e conecte o iPhone

· Depois clique em “Files/ Arquivo”

· Selecione “Devices/ Dispositivos” e depois clique na opção “Transfer Purchases/ Transferir Compras”

· Aguarde o procedimento finalizar

· Desconecte o iPhone e conecte o dispositivo Android.

Este procedimento é também válido para imagens, fotos e vídeos.

Transferindo com aplicativo

Quer realizar o procedimento automaticamente? Baixe o app SHAREit em ambos os celulares e escolha os arquivos a serem transferidos. O resto é com o aplicativo. Simples assim.

Concorda? Deixe o seu like abaixo.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo